Trabalhar dentro de locais cada vez menores é um grande desafio das empresas que buscam criar um ambiente planejado e eficiente para suas equipes. Por isso, é tão importante buscar dicas para otimizar espaços.
Grandes imóveis são algo raro – e caro – atualmente, além de compensarem para uma pequena parcela dos negócios. É preciso buscar a melhor relação entre custo e benefício em espaços menores.
Principalmente porque a meta é crescer, isso implica em ter mais funcionários e equipamentos e fazer obras de expansão ou trocar o imóvel não são opções possíveis para a maioria das empresas, especialmente zonas urbanas apertadas ou com pouca oferta.
Por outro lado, trabalhar em ambientes com espaços bem dimensionados traz uma série de benefícios, principalmente no bem-estar e na motivação dos colaboradores.
Então, como combinar limitações e necessidades reais e também aumentar a produtividade e o conforto das equipes de trabalho?
Nesse artigo, separamos 4 dicas para aproveitar o espaço corporativo da melhor forma!
Por que otimizar espaço no escritório é tão importante para a empresa?
Dimensionar espaços com eficiência pode trazer benefícios que às vezes não percebemos ou que não são a prioridade no dia a dia, mas devemos ter atenção com eles. Podem significar até mesmo a melhoria de resultados fora do escritório!
Melhora a imagem da empresa diante de clientes e parceiros
Esse é um efeito que conhecemos em nossas casas: a desorganização provoca reações negativas nas visitas. Com as empresas, esse efeito pode ser ainda maior: transmitir uma imagem de descontrole de gestão e pouca confiança nos métodos que as equipes usam.
Uma empresa que otimizar espaços com ambientes organizados e espaços bem aproveitados – mesmo que esteja sempre buscando – inspira clientes e parceiros a acreditar que serão bem atendidos, nos prazos e nas condições que desejam.
Otimiza a gestão dos trabalhos
Os gestores e líderes precisam avaliar e tomar decisões rapidamente para evitar problemas e prejuízos. Porém, em um ambiente mal otimizado, rotinas e procedimentos errados ou ineficazes perduram, não são encontrados com facilidade e a gestão torna-se mais difícil.
Promove um crescimento sustentado e seguro
Quando setores, gestores e equipes trabalham em espaços adequados, os processos com mais eficiência, a comunicação mais assertiva entre as áreas e o clima corporativo que reflete o momento da empresa ajudam no atingimento das estratégias de crescimento.
1 – Adote a organização como política da empresa
Espaços de trabalho, mesmo quando são fisicamente bem distribuídos, podem sofrer com o mau uso de recursos ou com a falta de processos definidos. Na correria do dia a dia, cada funcionário acaba adotando métodos próprios se a organização não for uma política corporativa.
Não se trata apenas da organização física – repartição do ambiente, disposição de móveis e equipamentos e a guarda de documentos – mas também a organização de trabalho – processos assertivos, divulgados com clareza e periodicamente auditados e avaliados.
É fundamental que a empresa institua uma gestão organizacional para que esses dois aspectos andem juntos e alinhados e não haja a queda de desempenho por limitações físicas e atrasos ou perda de resultados por usar processos ineficientes.
2 – Otimize o espaço corporativo com divisórias de ambientes
Os espaços corporativos sempre precisam de mudanças para se adequarem a tantos fatos que podem acontecer na vida das empresas. Porém, uma obra é algo fora de questão para a maioria delas.
Por outro lado, soluções improvisadas aproximam áreas incompatíveis – vendas e recursos humanos, por exemplo – desmotivam as equipes e prejudicam as performances e resultados.
As divisórias de escritórios são a solução eficaz para otimizar espaços rapidamente e sem transtornos. São feitas com materiais de alta resistência e durabilidade e contribuem com a beleza dos diversos acabamentos existentes.
Basta:
- Criar um projeto com as alterações, redistribuindo ou criando espaços novos;
- Uma empresa especializada em divisórias fará a recomendação dos tipos de divisórias mais adequados a cada área;
- A produção e a instalação são rápidas e sem quebrar pisos e paredes.
Além dessas facilidades, as divisórias de escritório podem ser reconfiguradas com facilidade para se adaptarem a novas alterações.
3 – Crie espaços alinhados com os fluxos de trabalho
Podemos ter os melhores processos, a tecnologia e as pessoas certas, porém um ambiente mal projetado para os fluxos de pessoas pode colocar tudo a perder.
Na criação do projeto de ambiente corporativo, é fundamental distribuir as áreas obedecendo a lógica dos principais processos onde há a necessidade de movimento de pessoas – por exemplo, a saída de produto do almoxarifado para o balcão de vendas.
Longas caminhadas reduzem a eficiência do funcionário – além do cansaço. Muitas vezes, são obrigados a passar por dentro de setores, causando desconforto nos funcionários, pois a privacidade dos trabalhos é fundamental.
Criar fluxos produtivos reduz esforços improdutivos e preserva a qualidade sonora e visual dos departamentos.
4 – Invista em prateleiras e armários
Pequenos ambientes corporativos e espaços de grandes empresas lidam com um problema em comum: a guarda de documentos e materiais.
É fundamental otimizar o uso de armários e prateleiras em pisos, paredes e espaços mortos. A alternativa eficiente, que une a guarda documental com a divisão de ambiente, é usar as divisórias para armários.
Elas têm a vantagem permitir o armazenamento de um grande volume de documentos e objetos por toda a extensão da divisória, aproveitando um local que seria normalmente apenas uma divisão de ambiente.
Em um projeto de remodelação ou uma mudança pontual, basta dimensionar a melhor forma de uso dos espaços de armário, conforme os tipos de objetos que serão guardados.
A DIV DESIGN é uma empresa especializada em divisões de ambientes corporativos, com uma linha autoral e diferenciada, dentro dos mais inovadores conceitos de design e metodologia de fabricação.
Trabalhamos com todos os projetos mais complexos, que exigem criatividade e bom gosto. Executamos em todos os lugares do Brasil, sempre preservando a excelência dos serviços.
Venha conhecer nosso trabalho e traga o seu projeto para formarmos uma parceria que vai brilhar em cada ambiente da sua empresa!
Acesse o Blog DIV onde você sempre encontrará novidades sobre produtos e as inovações para o melhor aproveitamento de espaços corporativos.
Marque uma visita sem compromisso pelo telefone: (11) 2962-6868.Ou se preferir, envie-nos uma mensagem