Todos os dias, muitos negócios se deparam com o fato de seus espaços corporativos se tornarem pequenos para novas contratações, um setor novo que precisa ser criado ou ampliar os existentes. Será que a solução pode estar no divisor de ambientes?
É comum várias empresas investirem em espaços únicos, conhecidos como open spaces, um conceito de ambiente corporativo que privilegia a proximidade das áreas e pessoas.
Porém, existem aspectos que surgem no dia a dia que precisam ser resolvidos, como a privacidade necessária em alguns setores, as interferências sonoras de outros e problemas de delimitação de espaço quando não há barreiras físicas claras.
Como solucionar essas questões e manter um ambiente de trabalho saudável, organizado e motivador? As divisórias de escritório podem resolvê-las e não isolar as equipes?
Nesse artigo, vamos falar de como o divisor de ambientes resolve problemas de espaço nos escritórios da forma mais simples, rápida e limpa e ainda geram ambientes que motivarão as suas equipes!
O que escolher para seu escritório: divisórias piso-teto ou baias?
Muitas empresas, durante o projeto de layout do escritório, ficam na dúvida entre usar baias ou divisórias de ambientes. Porém, elas são soluções que podem ser usadas no mesmo projeto de escritório para objetivos diferentes e complementares.
O que são as baias de escritório?
As baias são, na verdade, móveis de escritório – grandes bancadas com separações baixas, formando pequenas células. É um uma forma de racionalizar o mobiliário e aproximar as pessoas. Porém, não impedem as interferências visual e sonora e o problema com a privacidade.
O que são as divisórias de ambientes piso-teto?
São grandes painéis que substituem as paredes convencionais com diversas vantagens que veremos a seguir. São usadas para separar os setores fisicamente, proporcionar isolamento acústico e visual, privacidade e criar novos ambientes.
O divisor de ambientes é usado em projetos de escritório em geral, especialmente para setorizar escritórios open space.
4 motivos para criar ambientes no escritório da empresa
São muitos os benefícios para os funcionários e as empresas quando repartimos o escritório em ambientes. Vamos falar de alguns deles.
1 – Organização dos espaços
Quando todos trabalham em um mesmo ambiente, é difícil definir e manter o espaço físico de cada setor e de cada funcionário. Com o tempo, os colaboradores acabam encontrando soluções que vão prejudicar a produtividade – a famosa pilha de livros na mesa é só uma delas.
Delimitar o espaço das áreas – considerando o que cada uma precisa – permite organizar com o mobiliário adequado e a distribuição eficiente das estações de trabalho.
O impacto na performance é visível – com organização, chega-se mais longe e em menos tempo!
2 – Individualidade dos setores
Cada departamento tem a sua dinâmica de trabalho e demandas próprias para executar suas atividades da melhor forma.
Um setor de vendas tem um envolvimento direto com clientes, seja pessoal ou online, além das muitas conversas entre a equipe e o gestor. São algumas das características que tornam o setor comercial tão diferente do financeiro ou da contabilidade.
Podemos imaginar a diversidade entre todas as áreas!
Colocá-las em um único espaço pode trazer problemas para cada uma construir sua rotina própria e afetar os relacionamentos, pois não haverá barreiras físicas evitando as interferências externas.
Com a divisão de ambientes, cada setor cria um layout próprio, define a forma como as reuniões e conversas serão feitas, desenvolve as atividades com mais liberdade e produz mais.
3 – Ambiente mais colaborativo
Estar em um lugar com as melhores condições para trabalhar impacta positivamente na saúde mental e física dos funcionários, pois eles se sentem mais seguros e valorizados sem obstáculos ambientais com os quais devam se preocupar.
Com espaços bem definidos e sem as interferências, voluntárias ou não, a colaboração entre os setores torna-se mais forte, resultando em projetos e processos multiáreas com mais qualidade.
4 – Mais motivação e retenção de talentos
É verdade que as novas gerações de profissionais se acostumaram com a modernidade dos espaços em estilo coworking, sem paredes e com muita interação pessoal.
Porém, o dia a dia costuma ser mais desafiador, com a falta de privacidade para alguns trabalhos e níveis sonoros prejudiciais à concentração para outros.
Ambientes com divisor de ambientes com isolamento acústico, por exemplo, motivam os talentos, que conseguem produzir melhor e alcançar os resultados desejados por eles e pela empresa.
A consequência, por fim, é a maior retenção de pessoal, um aspecto positivo para a continuidade e qualidade dos trabalhos e para a imagem da empresa no mercado – o lugar bom para trabalhar e fazer negócios!
Por que usar divisórias de ambientes no seu espaço corporativo?
Divisórias de escritório proporcionam privacidade
Se um setor precisa de isolamento visual, pois manuseiam documentos confidenciais, as divisórias de alumínio ou madeira da DIV DESIGN são a solução que combina privacidade e materiais de ótimo acabamento.
São muito usadas em setores que precisam de proteção documental – como recursos humanos e auditoria – e em áreas de treinamento e salas de reunião, para permitir que os eventos sejam feitos com privacidade.
Divisórias de escritório permitem o isolamento de som
As paredes divisórias com isolamento acústico impedem que os níveis de ruído de alguns setores se espalhe pelos demais, prejudicando o ritmo dos trabalhos.
Além disso, elas também podem atuar em departamentos que precisam de isolamento do som das demais áreas para executar atividades que exigem mais concentração, como as áreas de projetos e setor jurídico.
Divisórias de escritório modernizam o escritório
O divisor de ambientes de escritório mais moderno em nada se parecem com os modelos de décadas passadas. Os painéis e sistemas de montagem e encaixe são de ótima qualidade e acabamento.
Essas características estão presentes em todos os modelos de divisórias produzidas pela DIV DESIGN e em especial nas divisórias em vidro, [link interno] que são a última palavra em elegância combinada com modernidade.
Independentemente do estilo da empresa, sempre existirá um divisor de ambiente que combinará com a decoração e a identidade visual.
Divisórias de escritório são rápidas para comprar, montar e instalar
Todas as etapas do uso de divisórias no escritório é mais simples do que as obras de alvenaria, seja para comprar, montar e instalar os painéis divisores.
E outro diferencial importante é não precisar que as equipes sejam retiradas, pois a instalação de divisórias é segura, rápida e sem poeira e restos de materiais.
Divisórias de escritório permitem todas as combinações
Outra vantagem de dividir o escritório com portas divisórias é a possibilidade de combinar todos os modelos em um projeto:
- Painéis divisórios sólidos de madeira ou alumínio com ou sem vidro;
- Divisórias de escritório em vidro;
- Painéis divisórios com isolamento de som;
- Divisórias modulares para diversas configurações.
Basta definir todas as necessidades no projeto de ambientes e um especialista da DIV DESIGN fará o orçamento com base nas dimensões e quantidades de cada modelo!
A DIV DESIGN é uma empresa especializada em divisões de ambientes corporativos, com uma linha autoral e diferenciada, dentro dos mais inovadores conceitos de design e metodologia de fabricação.
Trabalhamos com todos os projetos mais complexos, que exigem criatividade e bom gosto. Executamos em todos os lugares do Brasil, sempre preservando a excelência dos serviços.
Venha conhecer nosso trabalho e traga o seu projeto para formarmos uma parceria que vai brilhar em cada ambiente da sua empresa!
Acesse o Blog DIV onde você sempre encontrará novidades sobre produtos e as inovações para o melhor aproveitamento de espaços corporativos.
Marque uma visita sem compromisso pelo telefone: (11) 2962-6868.Ou se preferir, envie-nos uma mensagem