Um escritório moderno proporciona uma série de benefícios que afetam a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, além de contribuir para a imagem da empresa diante dos clientes. Além da escolha das divisórias ideais, é preciso considerar uma série de fatores.
Não é um projeto simples, afinal envolve um investimento que precisa ser bem definido para que os resultados sejam alcançados com um gasto dentro das possibilidades reais.
Por outro lado, um escritório funcional e confortável pode ser planejado com ações simples e práticas, que se aliam aos conceitos de modernidade no espaço de trabalho.
As melhorias que cada uma proporciona motivam os colaboradores, melhoram as relações entre as equipes e delas com a organização, além de sinalizar para o mercado a preocupação da empresa em dar mais qualidade de vida no escritório.
Vamos falar de 7 dicas para criar um ambiente de trabalho moderno!
1 – Ergonomia e funcionalidade nos móveis de escritório
A escolha do mobiliário de escritório é uma etapa crucial – além do maior investimento – na montagem de um escritório moderno, pois vai determinar o quão motivados e eficientes os colaboradores serão no dia a dia.
A ergonomia e a usabilidade são conceitos importantes para o conforto dos funcionários. Parece pouco, mas uma simples gaveta com peso em uma altura errada e a repetição de uso causam impactos na saúde e produtividade da pessoa.
Se somarmos as cadeiras inadequadas, mesas com dimensões erradas e os armários mal planejados para o volume e a frequência de uso, temos um cenário que vai prejudicar os trabalhos e a boa relação do colaborador com o ambiente.
Planejando bem os espaços úteis, alturas e dimensões do mobiliário, os funcionários trabalharão com mais conforto e saúde.
2 – Organização de instalações elétricas, rede e ar condicionado
Problemas bastante comuns nas empresas são os famosos armários sobre tomadas e passagens de fios ou os cabos de rede e computadores expostos – algo que compromete visualmente qualquer projeto moderno de escritório!
Normalmente, são situações descobertas somente quando já estamos trabalhando. O resultado é refazer a estrutura – gastar com revisão de projeto nas instalações ou redistribuir o mobiliário, saindo do escopo pensado para o conforto e a ergonomia.
Por isso, é fundamental conjugar a planta elétrica e de rede com a distribuição planejada para o mobiliário. Dessa forma, eliminamos o retrabalho e as adaptações com tomadas e cabos que podem colocar pessoas e aparelhos em risco.
3 – Cuidado especial com a iluminação dos ambientes
Uma preocupação cada vez maior nos projetos corporativos é o aproveitamento da luz natural, que além do efeito positivo no bem-estar das pessoas, tira a sensação de confinamento durante um dia inteiro e ajuda a reduzir custos com energia.
Os ambientes interligados por divisórias de vidro potencializam o uso da luz natural, ganham amplitude e passam uma imagem de modernidade no escritório e transparência, que tem um efeito positivo para os clientes que visitam a empresa.
Invista também em tetos e paredes com cores claras, que aumentem a sensação de espaço, em especial nos escritórios pequenos ou em áreas onde não for possível usar divisórias transparentes.
4 – Otimização dos espaços com as divisórias de ambientes
Definir a distribuição dos espaços de cada área e os de circulação é a tarefa-base de um projeto de escritório moderno. É natural surgirem muitas dúvidas e revisões, principalmente quando há uma mudança de layout baseada em alvenaria.
Porém, as paredes são soluções permanentes, de alto custo e não atendem as mudanças de layout que acontecem com frequência. Por outro lado, as divisórias de escritório são as maiores aliadas para o sucesso nessa tarefa.
São equipamentos práticos, resistentes e com características importantes como a supressão de ruído. Basta alinhar os aspectos visual da empresa e funcional dos negócios ao melhor modelo de divisória de escritório.
As divisórias de ambientes também são eficazes nas revisões futuras por serem extremamente práticas, tanto para instalar novas divisórias ou alterar o desenho atual do ambiente, atendendo todos os tipos de objetivos com a mudança.
5 – Foco no conforto e na segurança
Projetos para modernizar escritórios são belos, funcionais e provocam as melhores sensações nos funcionários quando se veem em ambientes novos e pensados na produtividade.
Porém, até um escritório vanguardista não resistirá às críticas pela falta de segurança ou de conforto no dia a dia. São duas preocupações que devem estar em cada página do seu projeto!
A ergonomia no mobiliário cumpre boa parte dessas expectativas, com equipamentos que focam na saúde do trabalho e na segurança, reduzindo riscos de acidentes e de doenças laborais pela repetição de movimentos inadequados.
Outras medidas são fundamentais. Entre elas:
- Acessibilidade total;
- Manutenção preventiva de rede elétrica;
- Inspeção regular de equipamentos;
- Sistema completo e revisado de prevenção de fogo
- Segurança de circulação: pisos antiderrapantes, iluminação em áreas de desnível.
Com essas atitudes, seus funcionários se sentiram seguros e valorizados.
6 – Atenção especial com a paleta de cores da empresa
As cores no escritório provocam sensações diferentes nas pessoas e o cuidado com elas é essencial, pois passamos horas expostos a elas – e não é por lazer. Muitos hospitais estão remodelando suas paletas de cores para transmitir mais conforto a pacientes e funcionários.
Como exemplo, a cor laranja no trabalho está associada a ambientes vibrantes e a verde clara tranquiliza. Sua empresa certamente tem a cor – ou as cores – ideais para combinar com seus valores!
As divisórias de ambientes ajudam muito neste trabalho, com variedade de tons para empresas de diversos estilos, substituindo a pintura tradicional e todas as suas questões de manutenção.
Portanto, invista em um estudo de cores ambientais na empresa, para que ela se alinhe com a identidade visual da marca e com os sentimentos que devem predominar no ambiente corporativo.
7 – Modernizar com o olhar no futuro da empresa
Como todas as estratégias de uma empresa, a criação de um escritório modernizado deve olhar também para o futuro. Afinal, a maior rotina nas empresas é a mudança, não é mesmo?
Novos setores, mais funcionários, melhorias de condições são apenas alguns dos motivos para rever um projeto de escritório no futuro – mesmo que o atual seja o melhor!
Pense em um espaço para mais funcionários que a equipe atual, na entrada de equipamentos novos – mais impressoras, por exemplo – e principalmente na passagem do tempo – acessibilidade e mais cuidados.
Pensar na qualidade dos negócios já está na prancheta; pensar na qualidade de vida dos colaboradores torna o sucesso da empresa ainda mais possível no futuro!
A DIV DESIGN é uma empresa especializada em divisões de ambientes corporativos, com uma linha autoral e diferenciada, dentro dos mais inovadores conceitos de design e metodologia de fabricação.
Trabalhamos com todos os projetos mais complexos, que exigem criatividade e bom gosto. Executamos em todos os lugares do Brasil, sempre preservando a excelência dos serviços.
Venha conhecer nosso trabalho e traga o seu projeto para formarmos uma parceria que vai brilhar em cada ambiente da sua empresa!
Acesse o Blog DIV onde você sempre encontrará novidades sobre produtos e as inovações para o melhor aproveitamento de espaços corporativos.
Marque uma visita sem compromisso pelo telefone: (11) 2962-6868.Ou se preferir, envie-nos uma mensagem