Reforma de escritório: não comece sem esses 6 itens na lista!

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Reforma de escritório. Se esta expressão costuma causar calafrios nos administradores, pensando nos transtornos de derrubar e levantar paredes, então esse é o artigo para falarmos de ótimas ideias que não podem ficar de fora na hora da obra no escritório.

Obra também é sinônimo de coisas boas que estão acontecendo na empresa – contratar mais funcionários, criar setores novos, aumentar o espaço de produção ou de atendimento. São os sinais que todo empreendedor quer para gastar em uma reforma de escritório!

Por outro lado, sabemos como é fundamental acompanhar uma obra de perto. Requer uma boa dose de paciência, um planejamento próximo de todas as fases e um bom ouvido para as boas ideias que surgirem.

Nesse artigo, separamos 6 itens que devem estar em toda lista de reforma de escritório para garantir o sucesso na gestão dela e nos resultados!

1 – Estabeleça um cronograma completo de obra

Um cronograma detalhado e completo, além de fundamental para conhecer o projeto a fundo, é o ponto de partida para todas as decisões a serem tomadas, para conhecer as atividades da obra e permitir o acompanhamento.

A grande questão é que a maioria dos cronogramas de obras não se aprofunda nas atividades, deixando tudo vago e difícil de ser acompanhado e cobrado – nada pode ser mais prejudicial ao sucesso, com toda sorte de imprevistos pelo caminho.

Muitas reformas de escritório têm seus prazos atrelados a eventos corporativos – inauguração ou o começo da época de alta das vendas, por exemplo – o que torna ainda maior a importância de ter a visão completa do que, quando, por quem e como será feito.

Portanto, a programação detalhada da obra é imprescindível para que tudo corra como planejado.

2 – Dedique muito esforço à pesquisa de preços

Sabemos como a pesquisa de preços dos itens da reforma é uma etapa fundamental para o sucesso financeiro do projeto. E aqui não falamos apenas da alvenaria mas também do mobiliário, dos artigos de decoração, do sistema de iluminação e outros itens.

Pesquisar preços em vários fornecedores, buscar promoções, fechar compras grandes para obter bons descontos, esticar os prazos de pagamento, tudo é válido para fazer a obra caber no orçamento – e no Brasil é quase uma tradição o custo da obra superar o planejado!

Isso reforça a necessidade de pesquisar, mas sem abrir mão da qualidade, especialmente na parte de alvenaria para não comprometer a qualidade do resultado estrutural.

3 – Valorize a ergonomia e na acessibilidade

Dois conceitos fundamentais nos ambientes corporativos dos dias de hoje são a ergonomia e a acessibilidade. São valores que afetam positivamente a produtividade e a satisfação dos funcionários.

Um ambiente que estimula a performance e as boas ideias deve ser funcional, confortável e sem restrição alguma a quem tenha algum tipo de limitação física – o acolhimento é fundamental.

  • Móveis planejados para o conforto corporal dos colaboradores e adaptados às necessidades especiais;
  • Iluminação que evite o cansaço visual;
  • Ruídos ambientes em níveis toleráveis;
  • Ventilação adequada;
  • Equipamentos de socorro facilmente acessíveis;
  • Medidas de prevenção de acidentes (sinalizações, pisos antiderrapantes);
  • Condições de acessibilidade (rampas, elevadores, corrimões).

Esses cuidados são um grande diferencial para talentos desejarem trabalhar na sua empresa!

4 – Estude com atenção as cores a serem usadas no ambiente

A escolha das cores têm dois papéis de grande importância quando estamos falando de uma reforma no escritório:

  • Devem seguir o que está definido na identidade visual da marca – logotipo, materiais de propaganda física e digital;
  • Devem representar os valores e as mensagens que a empresa quer transmitir a seus funcionários, clientes e parceiros comerciais.

Se a identidade visual usa as cores amarela e azul, as cores do ambiente devem se associar a elas de forma natural para que elas estejam presentes, reforçando a marca, mas sem um destaque exagerado.

Como sabemos, as cores provocam sentimentos nas pessoas em ambientes fechados e por longos períodos, portanto a empresa deve ter cuidado na escolha de cores e tons que harmonizem com o ritmo de trabalho das equipes – um verde que acalma ou um laranja que energiza.

As divisórias de ambientes podem ajudar neste trabalho, oferecendo uma série de tons que combinam com variados ambientes e opções como as divisórias com vidro, que permitem que as tonalidades se amplifiquem e aumentem o bem-estar das pessoas.

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5 – Cuidado redobrado com o mobiliário corporativo e da decoração

O que dizer ao chegar em um escritório de advocacia e encontrar um ambiente de empresa de call center? Isso ilustra como o nicho de mercado e os valores da empresa influenciam a ideia que temos sobre os ambientes dela.

Os móveis corporativos e a decoração fazem a diferença nessa imagem, pois vão falar muito sobre a sua marca – e não apenas para os clientes, mas também para os funcionários!

Se é um estilo formal de empresa ou despojado, isso vai determinar o tipo de móvel a ser usado para que os colaboradores se sintam confortáveis trabalhando em um espaço que representa com fidelidade o trabalho deles.

Isso contará muito na visita de um cliente; ele chega com a imagem construída e se o ambiente for condizente com ela, transmitirá segurança para ele negociar com a empresa.

Conheça as últimas tendências em móveis corporativos para escolher aqueles que melhor representem o seu negócio!

6 – Invista na otimização do espaço corporativo

Espaço dentro das empresas não é algo simples de obter rapidamente, é preciso planejar com cuidado e antecedência. Por outro lado, as empresas progridem – é o que todos nós desejamos! – e é preciso organizar ambientes para que este crescimento ocorra com qualidade.

A reforma do escritório é a melhor ocasião para analisar:

  • Quais as necessidades de espaço para cada setor;
  • Qual a previsão de crescimento físico (pessoal, novas atividades);
  • Se há planos de criar setores novos.

A partir das respostas, é possível criar um plano para otimizar o espaço corporativo – para essa tarefa, as divisórias de ambientes são um componente fundamental.

Elas permitem redistribuir as áreas de forma eficiente, usando espaços ociosos com mais agilidade e segurança e sem paredes de alvenaria para isso – que não podem ser movidas a cada necessidade de espaço nova.

Com as divisórias de escritório, você tem flexibilidade para criar o layout mais adequado hoje e alterar a configuração dos painéis quando precisar mudar os espaços, pois eles são fáceis de montar e desmontar.

Basta contratar uma empresa especializada em divisão de ambientes e definir com ela a quantidade e os tipos de divisórias que a reforma precisará.

A versatilidade é grande: você pode usar divisórias com isolamento de som, paredes divisórias de vidro que ampliam os ambientes e as divisórias de madeira para ambientes reservados. 

E todas com combinações de painéis cegos e de vidro para personalizar os ambientes.

Com espaços dimensionados com divisórias, todas as demais soluções serão ainda mais eficientes!

A DIV DESIGN é uma empresa especializada em divisões de ambientes corporativos, com uma linha autoral e diferenciada, dentro dos mais inovadores conceitos de design e metodologia de fabricação.

Trabalhamos com todos os projetos mais complexos, que exigem criatividade e bom gosto. Executamos em todos os lugares do Brasil, sempre preservando a excelência dos serviços.

Venha conhecer nosso trabalho e traga o seu projeto para formarmos uma parceria que vai brilhar em cada ambiente da sua empresa!

Acesse o Blog DIV onde você sempre encontrará novidades sobre produtos e as inovações para o melhor aproveitamento de espaços corporativos.

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